LEI
COMPLEMENTAR Nº 27, DE 24 DE AGOSTO DE 2007
ALTERA OS ANEXOS I, II, III, IV,
V E VI DA LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL Nº 009, DE 27 DE JANEIRO DE 2005,
QUE DISPÕE SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DA PREFEITURA
MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ES, ESTABELECE NORMAS GERAIS
DE ENQUADRAMENTO, INSTITUI NOVA TABELA DE VENCIMENTOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO
MUNICIPAL DE SÃO MATEUS, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faço
saber, que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei
Complementar:
Art. 1º Ficam
alterados os Anexos I, II, III, IV, V e VI, da Lei
Complementar Municipal nº 009, de 27 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a
estruturação do plano de cargos e carreiras da Prefeitura Municipal de São
Mateus - ES, estabelece normas gerais de
enquadramento, institui nova tabela de vencimentos e dá outras providências,
que passa a vigorar na forma dos Anexos I, IA, II, III, IV, V, VI e VII, da
presente Lei, que definirá quantitativos, nomenclatura, carreira, nível e
vencimentos de todos os cargos de provimento efetivo do Município de São
Mateus.
Parágrafo Único. Ao Anexo VII da Lei
Complementar Municipal nº 009/2005, serão inseridas as descrições dos cargos
criados no artigo 2º desta Lei.
Art. 2º Ficam criados
os Cargos de Provimento Efetivo, de: Bibliotecário, Mãe Social, Operador de Motoniveladora, Agente Social, Técnico em Meio Ambiente,
Administrador Hospitalar, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Pesca, Farmacêutico,
Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Geógrafo, Maestro de Banda, Matemático, Médico
Anestesista, Médico Angiologista, Médico
Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Cirurgião Plástico,
Médico Clínico geral, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico
Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Neurologista,
Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico
Plantonista, Médico Psiquiatra, Médico Urologista e Arquiteto com o
quantitativo, nomenclatura, carreira, nível e vencimento, constantes do Anexo I da presente
Lei.
Art. 3º Permanecerão
temporariamente no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores
Públicos da Prefeitura Municipal de São Mateus, Lei Complementar Municipal nº 009/2005 e suas
modificações, os cargos de provimento efetivo, a saber: Arquivista, Atendente
de Enfermagem, Gari, Armador, Auxiliar Análises Clínicas, Encarregado de Campo
de Pouso, Regente de Banda de Música, Jardineiro, Médico e Auxiliar de
Enfermagem, constantes do Anexo II desta Lei, que serão extintos na medida que ocorrer a vacância dos mesmos, nos termos do artigo 48 da Lei Municipal nº 237/92 - Estatuto
dos Servidores Públicos do Município de São Mateus.
Art. 4º Ficam extintos
os cargos de Provimento efetivo de Cirurgião-Dentista e Instrutor de Artes e
Ofícios.
Art. 5º Aos
profissionais da saúde, será devida as gratificações,
indenizações, adicionais e incentivos constantes no anexo VI desta Lei,
estabelecidas por Lei específica.
Art. 6º As despesas
decorrentes da presente Lei correrão à conta do orçamento vigente de cada
exercício, podendo o chefe do Poder Executivo Municipal abrir por Decreto os
créditos adicionais suplementares destinados a reforço da dotação orçamentária
em conformidade com o artigo 40 e 41 da Lei 4.320 de 17 de março de 1964.
Art. 7º Os demais
artigos da Lei
Complementar Municipal nº 009/2005 permanecerão inalterados.
Art. 8º Esta Lei
Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
Gabinete do Prefeito Municipal
de São Mateus, Estado do Espírito Santo, aos vinte e quatro (24) dias do mês de
agosto (08) do ano de dois mil e sete (2007).
Registrado e publicado neste Gabinete desta Prefeitura, na
data supra.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de São Mateus.
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1. Classe: MÃE SOCIAL
2. Descrição sintética: cuidam de
bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos
pela municipalidade ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde,
alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa
assistida.
3. Atribuições típicas:
Quanto ao cuidado das pessoas
(crianças, jovens, adolescentes e idosos):
- informar-se sobre criança,
jovens, adolescentes e idosos;
- cuidar da aparência e higiene
pessoal;
- observar os horários das
atividades diárias de criança, jovens, adolescentes e idosos;
- ajudar o
criança, jovens, adolescentes e idosos no banho, alimentação no andar e
nas necessidades fisiológicas;
- estar atento às ações de
criança, jovens, adolescentes e idosos;
- verificar as informações dadas
por criança, jovens, adolescentes e idosos;
- informar-se do dia-a-dia de
criança, jovens, adolescentes e idosos no retorno de sua folga;
- relatar o dia-a-dia da criança,
jovens, adolescentes e idosos aos pais ou responsáveis;
- educar a criança e o
adolescente nos deveres da casa e comunitários;
- manter o lazer e a recreação
no dia-a-dia;
- desestimular a agressividade
de criança, jovens, adolescentes e idosos.
Quanto a
promoção do bem-estar:
- ouvir criança, jovens,
adolescentes e idosos respeitando sua necessidade individual de falar;
- dar apoio psicológico e
emocional;
- ajudar a recuperação da
auto-estima, dos valores e da afetividade;
- promover momentos de afetividade;
- estimular a independência;
- orientar criança,
jovem, adolescente e idosos na sua necessidade espiritual e religiosa;
- acompanhar o
criança, jovens, adolescentes e idosos na sua necessidade espiritual e
religiosa;
- respeitar o idoso na sua necessidade
espiritual e religiosa.
Quanto a cuidar da alimentação
de criança, jovens, adolescentes e idosos:
- participar na elaboração do
cardápio;
- verificar a despensa;
- observar a qualidade e a
validade dos alimentos;
- fazer as compras conforme
lista e cardápio;
- preparar a alimentação;
- servir a refeição em ambientes
e em porções adequadas;
- estimular e controlar a
ingestão de líquidos e de alimentos variados;
- reeducar os hábitos
alimentares da criança, jovens, adolescentes e idosos.
Quanto aos cuidados da saúde:
- observar temperatura, urina,
fezes e vômitos;
- controlar e observar a
qualidade do sono;
- ajudar nas terapias
ocupacionais e físicas;
- ter cuidados especiais com
deficiências e dependências físicas de criança, jovens, adolescentes e idosos;
- manusear adequadamente
criança, jovens, adolescentes e idosos;
- observar alterações físicas;
- observar as alterações de
comportamento;
- lidar com comportamentos
compulsivos e evitar ferimentos;
- controlar guarda,
horário e ingestão de medicamentos, em domicílios;
- acompanhar o
criança, jovens, adolescentes e idosos em consultas e atendimentos
médico-hospitalar;
- relatar a orientação médica
aos responsáveis;
- seguir a orientação médica .
Quanto aos cuidados do ambiente
domiciliar e institucional:
- cuidar dos afazeres
domésticos;
- manter o ambiente organizado e
limpo;
- promover adequação ambiental;
- prevenir acidentes;
- cuidar da roupa e objetos
pessoais da criança, jovens, adolescentes e idosos;
- preparar o leito de acordo com
as necessidades do criança, jovens, adolescentes e
idosos.
Quanto ao incentivo a cultura e
educação:
- estimular o gosto pela música,
dança e esporte;
- selecionar jornais, livros e
revistas de acordo com a idade;
- ler estórias e textos para
criança, jovens, adolescentes e idosos;
- organizar biblioteca
doméstica;
- orientar a criança nos deveres
educacionais, morais e cívicos;
- ajudar nas tarefas escolares;
- participar da elaboração do
projeto de vida da criança e do adolescente;
- acompanhar e apoiar o projeto
profissional do jovem.
Quanto ao acompanhamento de CJAI
em passeios, viagens e férias:
- planejar e fazer passeios;
- listar objetos de viagem;
- arrumar a bagagem;
- preparar a mala de remédios;
- preparar documentos e lista de
telefones úteis;
- preparar alimentação da viagem
com antecedência;
- acompanhar criança, jovens,
adolescentes e idosos em atividade sociais e culturais.
Quanto a
demonstração de competências pessoais:
- manter capacidade e preparo
físico, emocional e espiritual;
- cuidar da sua aparência e
higiene pessoal;
- demonstrar educação e boas
maneiras;
- adaptar-se a diferentes
estruturas e padrões familiares e comunitários;
- respeitar a privacidade da
criança, jovens, adolescentes e idosos;
- demonstrar sensibilidade e
paciência;
- saber ouvir;
- perceber e suprir carências
afetivas;
- manter a calma em situações
críticas;
- demonstrar discrição;
- em situações especiais,
superar seus limites físicos e emocionais;
- manter otimismo em situações
adversas;
- reconhecer suas limitações e
quando e onde procurar ajuda;
- demonstrar criatividade;
- lidar com a agressividade;
- lidar com seus sentimentos
negativos e frustrações;
- lidar com perdas e mortes;
- buscar informações e
orientações técnicas;
- obedecer a normas e estatutos;
- reciclar-se e atualizar-se por
meio de encontros, palestras, cursos e seminários;
- respeitar a disposição dos
objetos de criança, jovens, adolescentes e idosos;
- dominar noções primárias de
saúde;
- dominar técnicas de
movimentação de criança, jovens, adolescentes e idosos para não se machucar;
- educar crianças e jovens;
- transmitir valores a partir do
próprio exemplo e pela fala;
- conciliar tempo de trabalho
com tempo de folga;
- doar-se;
- conduta moral
.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o acesso ao cargo público exige o ensino
fundamental completo. É desejável a experiência em domicílios ou instituições
cuidadosas públicas, privadas ou ONGS, em funções supervisionadas de pajem,
mãe-substituta ou auxiliar de cuidados, cuidando de pessoas das mais variadas
idades.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: OPERADOR DE
MOTONIVELADORA
2. Descrição sintética: planejam o
trabalho, realizam manutenção básica de máquinas pesadas e as operam. Removem
solo e material orgânico "bota-fora", drenam
solos e executam construção de aterros. Realizam acabamento em pavimentos e
cravam estacas.
3. Atribuições típicas:
Quanto a
manutenção básica de máquina pesada:
- conferir níveis de óleos,
combustíveis e de água;
- completar nível de água da
máquina;
- verificar as condições do
material rodante;
- drenar água dos reservatórios
(ar e combustível);
- verificar o funcionamento do
sistema hidráulico;
- verificar o funcionamento
elétrico;
- verificar a condição dos
acessórios;
- limpar máquina;
- relatar problemas detectados;
- substituir acessórios;
- identificar pontos de
lubrificação;
- completar o volume de graxa
nas articulações.
Quanto ao planejamento do
trabalho:
- analisar
serviço;
- estabelecer seqüência de
atividades;
- definir etapas de serviço;
- estimar tempo de duração do
serviço;
- selecionar máquinas;
- definir acessórios;
- selecionar ferramentas
manuais;
- selecionar instrumentos de
medição;
- selecionar equipamentos de
proteção individual (epi);
- selecionar sinalização de
segurança.
Quanto a
operação de máquinas pesadas:
- acionar
máquina;
- interpretar informações do
painel da máquina;
- mudar marcha conforme o
serviço;
- controlar a aceleração da
máquina (rpm);
- estacionar máquina em local
plano;
- apoiar equipamentos
hidráulicos e mecânicos no solo;
- resfriar máquina;
- desligar máquina;
- anotar informações sobre a
utilização da máquina (horímetro e odômetro);
- relatar ocorrências de
serviço.
Quanto a
remoção de solo e de material orgânico “bota fora”:
- verificar
marcação da topografia;
- analisar inclinação do
terreno;
- verificar tipo de solo;
- carregar caminhão caçamba.
Quanto a
drenagem de solos:
- abrir valas para drenagem;
- identificar necessidade de
escoramento de paredes e valas;
- instalar manilhas e canaletas para drenagem;
- abrir valas para montagem de
colchão drenante.
Quanto a
execução e construção de aterros:
- abrir
bueiros para passagem de água;
- selecionar material para o
aterro;
- transportar material (solo)
para o aterro;
- espalhar o material (solo);
- homogeneizar o solo com
máquinas e equipamentos;
- compactar solos;
- remover material em aterro.
Quanto a
pavimentação:
- nivelar
solo conforme cota de projeto;
- homogeneizar solos para
execução de camadas de pavimentação;
- raspar superfície da base;
- aplicar capa de pavimentação;
- compactar capa de pavimentação
com rolo compressor.
Quanto a cravar estacas:
- montar equipamentos de
cravação;
- deslocar equipamentos de
cravação (bate-estacas, estaca h, estaca l, haste raiz, estaca straus);
- descarregar materiais de
fundação, sondagem e perfuração;
- selecionar materiais de
fundação, sondagem e perfuração (estacas, marteletes, brocas de perfuração);
- aprumar estaca;
- soldar estacas;
- registrar o processo de
cravação de estacas;
- executar outras atribuições
afins.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: para o exercício dessas ocupações requer-se
escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: TÉCNICO EM
LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICAS
2. Descrição sintética: coletam,
recebem e distribuem material biológico de pacientes. Preparam amostras do
material biológico e realizam exames conforme protocolo. Operam equipamentos
analíticos e de suporte. Executam, checam, calibram e fazem manutenção
corretiva dos equipamentos. Administram e organizam o local de trabalho.
Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de boas práticas, qualidade
e biossegurança. Mobilizam capacidades de comunicação
oral e escrita para efetuar registros, dialogar com a equipe de trabalho e
orientar os pacientes quanto à coleta do material biológico.
3. Atribuições típicas:
Quanto a
coleta de material biológico:
- atender o paciente;
- ponderar o pedido de exame;
- certificar-se do preparo do
paciente;
- dar medicamentos ao paciente;
- paramentar o paciente;
- posicionar o paciente de
acordo com o exame;
- identificar o material
biológico do paciente;
- efetuar assepsia na região de
coleta;
- puncionar cavidades e veias;
- fornecer recipiente ao
paciente;
- colocar conservantes em
amostras;
- acondicionar amostra para
transporte.
Quanto a
recepção de material biológico:
- triar o material biológico;
- confrontar material biológico
com o pedido;
- conferir as condições do
material biológico;
- distribuir material para cada
setor.
Quanto a preparar amostra do
material biológico:
- seqüenciar amostras;
- diluir material biológico;
- homogeneizar amostras;
- confeccionar lâminas
(esfregaço);
- corar lâminas;
- aliquotar
amostras;
- centrifugar amostras;
- desproteinizar
amostras;
- inativar material biológico;
Quanto ajustar o equipamento analíticos e de suporte:
- executar manutenção preventiva
do equipamento;
- checar o equipamento através
de controles;
- calibrar o equipamento;
- programar o equipamento;
- providenciar manutenção corretiva
do equipamento;
- controlar temperatura de
geladeira e freezer.
Quanto a
realização de exames conforme o protocolo
- dosar volumetria de reagentes
e soluções para exames;
- realizar análise macroscópica;
- agitar amostra;
- pipetar amostra;
- introduzir amostras no
equipamento;
- extrair materiais bioquímicos,
genéticos, hormonais e citológicos da amostra;
- pesquisar materiais
bioquímicos, genéticos, hormonais e citológicos da amostra;
- submeter amostras a fontes de
calor;
- isolar microorganismos;
- identificar microorganismos;
- testar a sensibilidade aos
antimicrobianos;
- amplificar ácido nucléico;
- quantificar microorganismos,
anticorpos e substâncias através de dosagens;
- fazer cortes histológicos;
- realizar análise microscópica;
- analisar o resultado do
aparelho;
- comparar resultados com os
parâmetros de normalidade;
- comparar o resultado do exame
com resultados anteriores;
- comparar resultado do exame
com os dados clínicos do paciente;
- liberar exames para responsável.
Quanto a
organização do setor:
- organizar o fluxograma de
trabalho;
- organizar o local de trabalho;
- gerenciar estoque de insumos;
- abastecer o setor;
- armazenar as amostras;
- consumir os kits por ordem de
validade;
- encaminhar equipamento para
manutenção;
- treinar equipe auxiliar;
- supervisionar as atividades de
equipe auxiliar;
- elaborar controles
estatísticos.
Quanto a trabalhar com segurança
e qualidade
- usar equipamento de proteção
individual (EPI);
- seguir procedimentos e protocolos
em caso de acidente;
- submeter-se a exames de saúde
periódicos;
- tomar vacinas;
- aplicar normas complementares
de biossegurança;
- verificar as condições de uso
do equipamento;
- acondicionar material para
descarte;
- descartar resíduos químicos e
biológicos;
- verificar a validade dos
reagentes;
- descartar kits com validade
vencida;
- precaver-se contra efeitos
adversos dos produtos;
- desinfectar
instrumental e equipamentos;
- esterelizar
instrumentos;
- elaborar gráficos de controle
de qualidade.
Quanto a comunicar-se:
- dialogar com o paciente;
- orientar o paciente sobre os
procedimentos da coleta do material;
- registrar a ação da coleta;
- anotar a medicação que o
paciente está tomando;
- registrar os procedimentos do
exame, segundo protocolo;
- trocar informações técnicas;
- consultar o médico;
- solicitar material ao
almoxarifado;
- transcrever resultados
observados;
- executar outras atribuições
afins.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: para a ocupação de técnico requer-se curso
técnico em patologia clínica, em nível médio, oferecido por instituições de
formação profissional e escolas técnicas.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: AGENTE SOCIAL
2. Descrição sintética: ministram
aulas que ensinam práticas profissionais; esclarecem dúvidas de alunos;
pesquisam e estudam produtos, técnicas de produção e técnicas artesanais e
artísticas para preparação de aulas e desenvolvimento de cursos orientados para
a comunidade. Acolhem e orientam alunos sobre postura profissional, ética,
cidadania e meio ambiente. Avaliam o desempenho dos alunos. Organizam o
ambiente de trabalho e executam atividades administrativas.
3. Atribuições típicas:
Quanto a ministrar aulas:
- expor conteúdo teórico,
técnico e prático;
- esclarecer dúvidas;
- desenvolver atividades
individuais e de grupo para alunos;
- demonstrar técnicas;
- ensinar noções de higiene e
segurança do trabalho;
- ensinar cálculos técnicos;
- demonstrar práticas
profissionais;
- fabricar peças e produtos;
- supervisionar a fabricação de
peças pelos alunos;
- ministrar aulas de reforço
(ensino fundamental);
- revisar noções do ensino
fundamental;
- debater conteúdos, temas,
assuntos específicos;
- ensinar técnicas de orçamento
(custo, projeto de orçamento);
- desenvolver dinâmicas de
grupo;
- fotografar atividades;
- visitar feiras e exposições.
Quanto a
preparação da aula:
- pesquisar produtos e
bibliografia;
- pesquisar novas tendências de
mercado;
- estudar conteúdos;
- estudar técnicas de produção;
- estudar formas e formatos dos
produtos (design);
- estudar coreografias;
- estruturar conteúdo;
- adequar conteúdo;
- elaborar material didático
(fichas técnicas, apostilas, fichas de produto etc);
- elaborar exercícios de
avaliação;
- redigir textos;
- elaborar roteiro de aula;
- providenciar recursos
didáticos (audiovisuais, textos, materiais etc);
- providenciar material a ser
utilizado;
- selecionar material a ser
utilizado (matéria prima);
- preparar equipamentos, ferramentas
e materiais.
Quanto à educação dos alunos:
- estabelecer normas de conduta;
- orientar sobre postura
profissional;
- orientar sobre normas de
segurança no trabalho;
- orientar para utilização de
EPI;
- orientar para elaboração de
currículo do aluno;
- orientar sobre cidadania,
ética e meio ambiente;
- aconselhar os alunos;
- orientar sobre educação
sexual;
- orientar sobre prevenção às
drogas.
Quanto a acolher o aluno:
- promover a integração do grupo
de alunos à instituição;
- apresentar instituição de
ensino;
- apresentar o curso;
- apresentar grupo e equipe de
professores;
- apresentar o regulamento da
entidade;
- apresentar oficina e
equipamentos de trabalho;
- apresentar materiais e
ferramentas.
Quanto ao planejamento das
atividades:
- definir objetivos;
- definir metodologia;
- estabelecer plano de aula,
trabalho;
- definir conteúdo programático
do curso;
- estimar os insumos necessários
para o curso;
- estimar recursos para o curso
(financeiros, humanos e materiais);
- definir matérias-primas,
equipamentos e ferramentas;
- definir método de avaliação;
- programar atividades
curriculares e extra curriculares;
- desenhar o leiaute da sala
e/ou oficina de aula.
Quanto a
avaliação dos alunos:
- avaliar o desempenho do aluno
(teórico, prático, comportamental);
- diagnosticar nível do aluno
(pré-avaliação);
- acompanhar o desempenho do
aluno;
- aplicar exercícios práticos
para avaliação;
- avaliar os produtos fabricados
pelos alunos;
- elaborar instrumentos de
avaliação (prática, teórica, oral);
- corrigir provas;
- avaliar o curso;
- certificar os alunos;
- encaminhar para outros cursos;
- acompanhar ex-alunos.
Quanto a
organização do ambiente de trabalho:
- arrumar a sala e oficina de
aula;
- limpar sala de aula e oficina;
- limpar equipamentos;
- armazenar material;
- manter máquinas, equipamentos
e ferramentas;
- montar e desmontar máquinas;
- executar pequenos reparos;
- pintar sala e oficina de aula.
Quanto a
execução de atividades administrativas:
- registrar presença e notas dos
alunos;
- controlar o estoque de
materiais;
- inventariar ferramentas;
- preencher formulários;
- solicitar material para setor
administrativo;
- elaborar relatórios (aula,
fotográfico);
- encaminhar documentos para a
secretaria;
- orçar custo de materiais e
outras despesas;
- comprar material;
- catalogar produtos;
- montar acervo técnico;
- organizar eventos (feiras,
exposições, bazares);
- participar de reuniões (com
administração, alunos, pais, coordenação, comunidade);
- convidar palestrantes;
- procurar oportunidades de
colocação do aluno (estágio e emprego);
- executar outras atribuições
afins.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: essa ocupação requer o ensino fundamental
completo.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: TÉCNICO EM MEIO
AMBIENTE
2. Descrição sintética: elaboram,
participam da elaboração e implementam política de
saúde e meio ambiente; realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área;
identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e
meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde
e meio ambiente; participam de perícias e fiscalizações e integram
processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de
trabalho; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e
controle ao meio ambiente.
3. Atribuições típicas:
- elaboram, participam da elaboração e implementam
política de saúde e meio ambiente;
- realizam auditoria,
acompanhamento e avaliação na área ambiental;
- conhecer os mecanismos de AIA
/ EIA / RIMA e sua legislação prevista para o PCA, RCA, e PRAD;
- criar ações de combate aos
impactos e degradações ambientais locais;
- conhecer as técnicas,
princípios e requisitos legais, procedimentos gerenciais, envolvendo os recursos
naturais (água, ar e solo);
- identificar os procedimentos
para a exploração racional dos recursos naturais;
- identificar sistemas gestores
de áreas degradadas pelas intervenções antrópicas;
- interpretar fotografias aéreas
degradadas pelas intervenções antrópicas;
- interpretar fotografias aéreas
e imagens de satélite meteorológico;
- ler mapas que permitam a
formulação de diagnósticos, avaliação de alternativas em manejo ambiental; ler
e interpretar a legislação dos recursos hídricos;
- conhecer os mecanismos de
percepção e avaliação da significância dos impactos ambientais, domínio de
técnicas e procedimentos gerenciais aplicáveis;
- identificam variáveis de
controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
- interpretar a Legislação
Ambiental Brasileira e internacional de maior interesse (normas, atos,
convenções);
- desenvolvem ações educativas na área de saúde e meio ambiente;
- investigam, analisam acidentes
e recomendam medidas de prevenção e controle ao meio ambiente;
- executar outras atribuições
afins.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o exercício dessa ocupação requer formação de
nível médio e curso técnico de meio ambiente.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: ADMINISTRADOR
HOSPITALAR
2. Descrição sintética: planejam,
organizam, controlam e assessoram as organizações nas áreas de recursos
humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre
outras; implementam programas e projetos; elaboram
planejamento organizacional; promovem estudos de racionalização e controlam o
desempenho organizacional; prestam consultoria administrativa a organizações e
pessoas.
3. Atribuições típicas:
- entender a dinâmica social, política e econômica onde se
insere a estrutura hospitalar, para que nela possa atuar crítica e
conscientemente na melhoria da qualidade dos cuidados hospitalares e do sistema
de saúde;
- desenvolver uma visão
sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade hospitalar - clínica,
técnica, diagnostica, de manutenção, de aprovisionamento, administrativa e
financeira - e as suas envolventes externas;
- identificar e analisar
criticamente os modelos de gestão hospitalar e participar ativamente no
planejamento estratégico e anual da organização;
- elaborar relatório que gerencial
que sirva de apoio para tomada de decisão;
- planificar, executar,
monitorizar, supervisionar e avaliar os atos correntes de gestão no domínio
orçamental, de aprovisionamento, de manutenção e de gestão de recursos humanos;
- desenvolver, analisar e implantar
o sistema de informação hospitalar centrado no doente e no controlo gerencial
dos recursos;
- promovendo a produção e
disseminação de informações hospitalares pertinentes;
- liderar, motivar e articular
equipes multidisciplinares para a produção de cuidados hospitalares de
qualidade e confiáveis;
- planejar, organizar, controlar
e assessorar as organizações de saúde nas áreas de recursos humanos,
patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras;
- implementar
programas e projetos relacionados a área;
- promover estudos de
racionalização do trabalho e de processos;
- controlar o desempenho
organizacional;
- executar outras atribuições
afins.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: para o exercício dessa ocupação requer-se
curso superior completo em Administração Hospitalar, ou Administração de
empresas com habilitação adicional em Administração hospitalar e registro no
Conselho Regional de Administração (CRA).
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: ARQUITETO
2. Descrição sintética: Elaboram
planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo
materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações.
Fiscalizam e executam obras e serviços, desenvolvem estudos de viabilidade
financeira, econômica, ambiental.
3. Atribuições típicas:
Quanto a elaborar planos, programas e projetos:
- identificar necessidades do
cliente/usuário;
- coletar informações e dados;
- analisar dados e informações;
- elaborar diagnóstico;
- buscar um conceito
arquitetônico compatível com a demanda;
- definir conceito projetual;
- elaborar metodologia;
- pré-dimensionar o
empreendimento proposto;
- elaborar estudos
preliminares e alternativas;
- compatibilizar projetos
complementares;
- compatibilizar planos,
programas e projetos setoriais;
- definir técnicas;
- definir materiais;
- elaborar planos diretores e
setoriais;
- elaborar o detalhamento
técnico construtivo;
- elaborar orçamento do projeto;
- buscar aprovação do projeto
junto aos órgãos competentes;
- registrar responsabilidade
técnica (art);
- elaborar manual do usuário.
Quanto a fiscalizar obras e
serviços:
- assegurar fidelidade quanto ao
projeto;
- fiscalizar obras e serviços
quanto ao andamento físico, financeiro e legal;
- conferir medições;
- monitorar controle de
qualidade dos materiais e serviços;
- ajustar projeto a imprevistos.
Quanto a prestar serviços de
consultoria e assessoria:
- avaliar métodos e soluções
técnicas;
- promover integração entre
comunidade e planos, programas e projetos;
- elaborar laudos, perícias e
pareceres técnicos;
- promover integração entre
comunidade e bens edificados;
- realizar estudo de
pós-ocupação;
- coordenar equipes de planos,
programas e projetos.
Quanto a gerenciar execução de
obras e serviços:
- preparar cronograma físico e
financeiro;
- elaborar o caderno de
encargos;
- cumprir exigências legais de
garantia dos serviços prestados;
- implementar
parâmetros de segurança;
- selecionar prestadores de
serviço, mão-de-obra e fornecedores;
- acompanhar execução de
serviços específicos;
- aprovar os materiais e
sistemas envolvidos na obra;
- efetuar medições do serviço
executado;
- aprovar os serviços
executados;
- entregar a obra executada;
- executar reparos e serviços de
garantia da obra.
Quanto a desenvolver estudos de
viabilidade:
- analisar documentação do
empreendimento proposto;
- verificar adequação do projeto
à legislação, condições ambientais e institucionais;
- avaliar alternativas de
implantação do projeto;
- identificar alternativas de
operacionalização;
- identificar alternativas de
financiamento;
- elaborar relatórios
conclusivos de viabilidade.
Quanto a estabelecer políticas
de gestão:
- assessorar formulação de
políticas públicas;
- estabelecer diretrizes para
legislação urbanística;
- estabelecer diretrizes para
legislação ambiental;
- estabelecer diretrizes para
preservação do patrimônio histórico e cultural;
- promover comunicação entre a
sociedade e entidades públicas e privadas;
- monitorar implementação
de programas, planos e projetos;
- estabelecer programas de
segurança, manutenção e controle dos espaços e estruturas;
- capacitar a sociedade para
participação nas políticas públicas.
Quanto a ordenar uso e ocupação
do território:
- sistematizar legislação
existente;
- analisar legislação existente;
- elaborar cadastro fundiário
municipal;
- compatibilizar políticas
setoriais;
- definir diretrizes para uso e
ocupação do espaço;
- elaborar plano diretor
municipal/pddu;
- propor legislação e
instrumentos urbanísticos;
- monitorar a implementação
da legislação urbanística.
Quanto a fomentar prestação de
serviços de arquitetura e urbanismo:
- identificar oportunidades de serviços;
- divulgar o trabalho de
arquitetura e urbanismo;
- comercializar serviços
arquitetônicos e urbanísticos;
- dar garantia dos serviços
prestados;
- promover estudos e pesquisas
em arquitetura e urbanismo.
Quanto a demonstrar competências
pessoais:
- demonstrar capacidade de
síntese;
- expressar idéias graficamente;
- transmitir segurança;
- dar prova de percepção
espacial;
- manifestar criatividade;
- gerenciar informações e
atividades diversas;
- demonstrar sensibilidade
estética;
- manifestar comprometimento
social;
- atuar em equipes
multidisciplinares;
- administrar conflitos;
- assegurar a qualidade dos
serviços.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o exercício dessas ocupações requer ensino
superior completo em Arquitetura e o registro no CREA.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: ENGENHEIRO
FLORESTAL e ENGENHEIRO DE PESCA
2. Descrição sintética: planejam,
coordenam e executam atividades agrossilvipecuárias e
do uso de recursos naturais renováveis e ambientais. Fiscalizam essas
atividades, promovem a extensão rural, orientando
produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuárias
e elaboram documentação técnica e científica.
3. Atribuições típicas:
Quanto ao planejamento de
atividades agrossilvipecuárias e do uso de recursos
naturais renováveis e ambientais:
- identificar necessidades;
- levantar informações técnicas;
- diagnosticar situações;
- analisar viabilidade técnica,
socioeconômica e ambiental de soluções propostas;
- estimar custos;
- realizar estudos de mercados;
- discutir soluções propostas
com envolvidos;
- definir ordenamento cronológico e logística de ações;
- inventariar recursos físicos e
financeiros de empreendimento;
- definir parâmetros de
produção.
Quanto a
coordenação de atividades agrossilvipecuárias e o uso
de recursos naturais renováveis e ambientais:
- analisar
projetos, contratos, convênios, propostas técnicas, programas de trabalho;
- intermediar convênios,
contratos, parcerias;
- coordenar equipe de trabalho;
- supervisionar construção e
manutenção de infra-estrutura rural;
- coordenar programas e
convênios interinstitucionais;
- supervisionar atividades de
sistema de produção (agricultura, aqüicultura, silvicultura, pecuária);
- supervisionar processo em
manejo de recursos naturais (bióticos e abióticos);
- avaliar atividades agrossilvipecuárias;
- supervisionar processos de
tratamento de resíduos;
- supervisionar processos de
recuperação de área degradada.
Quanto a
prestação de assistência e consultoria técnicas e extensão rural:
- realizar
perícias e auditorias;
- orientar utilização de fontes
alternativas de energia;
- orientação à
propriedades rurais;
- orientar processos de uso
sustentável e conservação de solo, água e meio ambiente;
- orientar planejamento,
execução, controle e administração de sistemas produtivos;
- orientar comercialização de
produtos agrossilvipecuários;
- organizar associações de
produtores;
- organizar eventos;
- ministrar cursos, seminários,
palestras;
- prescrever receituário agropecuário;
- realizar visitas técnicas.
Quanto a
execução de atividades agrossilvipecuárias e do uso
de recursos naturais renováveis e ambientais:
- executar
levantamento topográfico;
- monitorar itens de controle do
processo produtivo e/ou ambiental;
- executar levantamento
ambiental;
- analisar amostras
colhidas e resultados de análises laboratoriais;
- testar desempenho de
equipamentos, máquinas, materiais;
- inspecionar qualidade e
sanidade de produto.
Quanto a
elaboração de documentação técnica e científica:
- elaborar
relatórios de atividade;
- elaborar projetos;
- elaborar inventário de
recursos disponíveis (naturais, máquinas, equipamentos);
- elaborar estudos estatísticos;
- elaborar normas e procedimentos
técnicos;
- emitir laudos e pareceres
técnicos;
- elaborar artigos
técnico-científicos;
- elaborar material para
divulgação de produtos, serviços, equipamentos.
Quanto ao desenvolvimento de
tecnologia:
- desenvolver produtos,
equipamentos e acessórios;
- desenvolver programas
computacionais específicos;
- desenvolver processos e
sistemas de tratamento de resíduos;
- adaptar tecnologia;
- desenvolver biotecnologia.
Quanto a
fiscalização de atividades agrossilvipecuárias e o
uso de recursos naturais renováveis e ambientais:
- fiscalizar
obras em execução;
- fiscalizar procedência,
transporte e comercialização de produtos de origem animal e vegetal;
- fiscalizar atividades de
extrativismo;
- autuar crimes ambientais e
florestais;
- embargar atividades agrossilvipecuárias de estabelecimentos infratores;
- apreender produtos agrossilvipecuários.
Quanto a comunicar:
- adaptar
linguagem;
- demonstrar receptividade;
- desenvolver expressão oral;
- desenvolver expressão escrita;
- cultivar flexibilidade na
relação interpessoal;
- desenvolver liderança;
- desenvolver capacidade de
negociação.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: as ocupações requerem o curso superior
completo na área para o seu exercício.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: FONOAUDIÓLOGO
2. Descrição sintética: atende
pacientes e clientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas
utilizando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia.
Trata de pacientes e clientes; efetua avaliação e diagnóstico fonoaudiológico; orienta
pacientes, clientes, familiares, curadores e responsáveis; desenvolve programas
de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida.
3. Atribuições típicas:
Quanto ao tratamento de pacientes
e clientes:
- eleger procedimentos
terapêuticos;
- habilitar sistema auditivo;
- reabilitar o sistema
vestibular;
- desenvolver percepção
auditiva;
- tratar distúrbios vocais;
- tratar alterações da fala;
- tratar alterações de linguagem
oral, leitura e escrita;
- tratar alterações de
deglutição;
- tratar alterações de fluência;
- tratar alterações das funções
orofaciais;
- desenvolver cognição;
- adequar funções percepto-cognitivas;
- avaliar resultados do
tratamento;
- dar alta.
Quanto a Efetuação de avaliação
e diagnóstico fonoaudiológicos:
- efetuar anamnese;
- avaliar desenvolvimento neuro-psico-motor;
- avaliar fluência;
- avaliar fala;
- avaliar funções orofaciais;
- avaliar sistema auditivo;
- avaliar sistema vestibular;
- avaliar linguagem oral,
leitura e escrita;
- avaliar voz;
- avaliar deglutição;
- avaliar funções percepto-cognitivas;
- avaliar condições para o
desempenho ocupacional;
- avaliar aspectos
sócio-culturais;
- avaliar órteses,
próteses e adaptações;
- solicitar exames
complementares;
- efetuar exames complementares;
- efetuar exames/avaliações pré
e pós-operatórios;
- analisar exames;
- analisar avaliações clínicas
de outros profissionais;
- participar de diagnóstico
interdisciplinar;
- dar devolutiva da avaliação.
- encaminhar cliente a outros
profissionais;
Quanto a
aplicação de procedimentos fonoaudiológicos:
- prescrever atividades;
- preparar material terapêutico;
- indicar tecnologia assistiva;
- adaptar tecnologia assistiva;
- introduzir formas alternativas
de comunicação;
- prescrever órteseses
e próteses;
- adaptar órteses
e próteses;
- aplicar procedimentos de
adaptação pré e pós-cirúrgico;
- aplicar procedimentos especificos de reabilitação em uti;
- aperfeiçoar padrões faciais;
- aperfeiçoar habilidades
comunicativas;
- aperfeiçoar voz;
- estimular adesão e
continuidade do tratamento;
- reorientar condutas
terapêuticas.
Quanto a
orientação de pacientes, clientes, familiares, cuidadores
e responsáveis:
- explicar procedimentos e
rotinas;
- demonstrar procedimentos e
técnicas;
- orientar técnicas ergonômicas;
- verificar a compreensão da
orientação;
- esclarecer dúvidas;
- visitar domicílios, escolas e
locais de trabalho.
Quanto ao desenvolvimento de
programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida:
- caracterizar população-alvo;
- analisar viabilidade dos
procedimentos junto à população-alvo;
- planejar programas e campanhas
de prevenção e promoção;
- planejar estratégias e
atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos,
etc.);
- utilizar procedimentos de
prevenção e promoção de deficiência, handicap e incapacidade;
- gerenciar programas e
campanhas;
- adotar medidas de precaução
padrão.
Quanto ao exercício de
atividades técnico-científicas:
- desenvolver metodologias e
tecnologias de avaliação, tratamento, adaptação e habilitação;
- formar profissionais;
- supervisionar estágios;
- ministrar cursos e palestras;
- supervisionar profissionais;
- realizar pesquisas;
- orientar pesquisas;
- coordenar atividades de ensino
e pesquisa;
- apreciar trabalhos
técnico-científicos;
- organizar eventos
técnico-científicos;
- participar de comissões
técnico-científicas;
- participar de programas institucionais;
- estabelecer parâmetros de
alta;
- estabelecer critérios de
elegibilidade.
Quanto a
execução de atividades administrativas:
- criar métodos de trabalho;
- estabelecer metodologia de
trabalho;
- estabelecer capacidade de
atendimento;
- mediar reuniões clínicas;
- coordenar serviços de saúde
dos setores públicos;
- auditorar
programas e serviços;
- realizar perícia;
- solicitar laudos, relatórios,
pareceres;
- participar de entidades de
classes.
Quanto a
comunicação:
- discutir casos com outros
profissionais;
- divulgar a profissão;
- promover campanhas educativas;
- produzir manuais e folhetos
explicativos;
- redigir artigos, capítulos e
livros;
- divulgar trabalhos;
- organizar publicações;
- conceder entrevistas à mídia;
- elaborar manuais
técnico-administrativos;
- elaborar relatórios;
- elaborar laudos;
- emitir atestados.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: Para o exercício dessa ocupação é exigido
curso superior na área de Fonoaudiologia, com
registro no conselho profissional pertinente.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: FARMACÊUTICO
2. Descrição sintética: realiza tarefas
específicas de desenvolvimento, produção, dispensação,
controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área
farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários
e insumos correlatos. Realiza análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas,
biológicas, microbiológicas e bromatológicas;
participa da elaboração, coordenação e implementação
de políticas de medicamentos; exerce fiscalização sobre estabelecimentos,
produtos, serviços e exercício profissional; orienta sobre uso de produtos e
presta serviços farmacêuticos. Pode realizar pesquisa sobre os efeitos de
medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos
seres humanos e dos animais.
3. Atribuições típicas:
Quanto ao manejo de
medicamentos, imunobiológicos, cosméticos, alimentos
especiais e correlatos:
- selecionar produtos
farmacêuticos;
- criar critérios e sistemas de dispensação;
- avaliar prescrição;
- dialogar com prescritor e paciente;
- indicar medicamento conforme
diagnóstico profissional;
- proceder à dispensação;
- instruir sobre medicamentos e
correlatos;
- avaliar eficácia de
tratamento;
- notificar fármaco-vigilância.
Quanto a
produção de medicamentos, alimentos, cosméticos, insumos, imunobiológicos,
domissanitários e correlatos:
- definir especificações
técnicas de matéria- prima, embalagem, materiais, equipamentos e instalações;
- selecionar fornecedores;
- qualificar fornecedores;
- adquirir matéria-prima,
materiais e equipamentos;
- determinar procedimentos de
produção e manipulação;
- programar produção e
manipulação;
- fabricar produtos;
- manipular rádio-isótopos;
- manipular imunobiológicos;
- manipular medicamentos;
- produzir insumos e
matéria-prima;
- acompanhar envase,
embalagem e acondicionamento;
- determinar recolhimento de
produtos com desvio.
Quanto a garantir a qualidade de
produtos e serviços farmacêuticos:
- validar método de análise;
- validar produtos, processos,
áreas e equipamentos;
- analisar indicadores de
qualidade;
- monitorar produtos, processos,
áreas e equipamentos;
- sugerir mudança de processos;
- emitir laudos, pareceres e
relatórios;
- controlar descarte de produtos
e materiais;
- participar em ações de
proteção ao meio ambiente e à pessoa.
Quanto a
coordenação política de medicamento e de serviços:
- participar na discussão de
políticas públicas de saúde;
- participar na elaboração de
políticas de medicamento;
- propor protocolos de
tratamento;
- normatizar uso de
medicamentos;
- planejar ações de assistência
farmacêutica;
- coordenar programas de
assistência farmacêutica;
- implementar
ações de assistência farmacêutica;
- implementar
ações de fármaco-vigilância;
- participar de ações de
vigilância epidemiológica.
Quanto a
realização de análises clínicas, toxicológicas, fisico-químicas,
biológicas e microbiológicas;
- preparar reagentes,
equipamentos e vidraria;
- orientar coleta de amostras;
- coletar amostras;
- preparar amostras;
- eleger método de análise;
- executar análises;
- efetuar análise crítica dos
resultados;
- cultivar microorganismos para
teste e produção;
- selecionar animais para teste
e produção.
Quanto a
supervisão de armazenamento, distribuição e transporte de produtos:
- comprovar origem dos produtos;
- fixar critérios de
armazenamento;
- fracionar produtos;
- reembalar
produtos;
- assegurar condições de
entrega;
- colaborar na definição de logística
de distribuição.
Quanto a
fiscalização de estabelecimentos, produtos, serviços e exercício profissional:
- instituir normas de
fiscalização;
- orientar no cumprimento das
normas;
- consentir funcionamento de
estabelecimentos;
- inspecionar estabelecimentos,
produtos e serviços;
- fiscalizar exercício
profissional;
- inspecionar produção, comércio
e uso de produtos e serviços;
- conferir balanços oficiais de
produtos controlados;
- investigar denúncias;
- tornar públicos desvios de
qualidade de produtos e serviços;
- aplicar penalidades.
Quanto aos serviços prestados ao
usuário:
- orientar usuário no uso de
produtos;
- aplicar injetáveis;
- realizar pequenos curativos;
- medir pressão arterial;
- prestar serviços de inaloterapia;
- verificar temperatura de
cliente.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o exercício dessas ocupações requer ensino
superior completo em farmácia e registro no conselho de classe competente.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: MATEMÁTICO
2. Descrição sintética: desenha
amostras; analisa e processam dados; constrói instrumentos de coleta de dados;
cria banco de dados; desenvolve sistemas de codificação de dados; planeja
pesquisa; comunica-se oralmente e por escrito. Elabora modelos matemáticos e
lógicos, identificando problemas e situações de interesse, selecionando métodos
e técnicas, criando métodos, descrevendo modelos em linguagem matemática,
processando simulações computacionais, validando, documentando, implementando e refinando modelos. Realiza atividades de
pesquisa em matemática, tratam dados e informações,
desenvolve produtos e sistemas, executa auditoria atuarial. Pode dar
aulas e prestar consultorias técnicas.
3. Atribuições típicas:
Quanto a
elaboração de modelos matemáticos e lógicos:
- identificar problemas e
situações de interesse;
- selecionar métodos e técnicas;
- criar métodos;
- descrever modelo em linguagem
matemática;
- testar modelo;
- planejar experimentos;
- processar simulações
computacionais;
- validar modelo;
- documentar modelo;
- implementar
modelo;
- avaliar periodicamente o
modelo;
- refinar modelo.
Quanto a realizar atividades de
pesquisa em matemática:
- demonstrar novos resultados;
- formular conjecturas;
- desenvolver algoritmos;
- identificar lacunas de
conhecimento;
- examinar literatura;
- examinar modelos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- publicar resultados de
pesquisa.
Quanto a
transmissão de conhecimentos matemáticos:
- capacitar profissionais;
- ministrar aulas, seminários,
palestras etc;
- orientar trabalhos técnicos e
científicos;
- preparar material didático;
- divulgar resultados técnicos
para o público;
- organizar eventos.
Quanto ao tratamento de dados e
informações:
- planejar coleta de dados;
- coletar dados e informações;
- criticar dados;
- processar dados;
- analisar dados;
- interpretar resultados;
- validar dados.
Quanto ao desenvolvimento de
produtos e sistemas:
- analisar legislação
específica;
- estabelecer regras e
restrições;
- determinar padrões de
qualidade;
- elaborar planos técnicos;
- desenvolver programas
computacionais;
- adaptar produtos e sistemas;
- otimizar
processos;
- reavaliar produtos e sistemas;
- documentar produtos e
sistemas.
Quanto a prestar consultoria
técnica:
- emitir laudos e pareceres
técnicos;
- aplicar técnicas de apoio às
decisões;
- participar de equipes
multidisciplinares;
- mensurar riscos;
- analisar investimentos;
- realizar avaliações atuariais;
- calcular reservas técnicas;
- confeccionar balanço atuarial.
Quanto a
execução de auditoria atuarial:
- avaliar hipóteses econômicas e
financeiras;
- analisar tábuas biométricas
utilizadas;
- avaliar demais hipóteses
atuariais;
- analisar modelo atuarial
adotado;
- reavaliar reservas técnicas;
- analisar gestão financeira
atuarial;
- emitir relatório conclusivo.
Quanto a
comunicação:
- adequar linguagem;
- expressar-se por escrito;
- desenvolver comunicação
visual;
- trabalhar em equipe;
- expressar-se oralmente.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: O acesso às ocupações é dado por formação de
nível superior com formação em matemática.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: MAESTRO DE BANDA
2. Descrição sintética: compõe e
arranja obras musicais, rege e dirige grupos vocais, instrumentais ou eventos
musicais. Estuda, pesquisa e ensina música. Editora
partituras, elabora textos e presta consultoria na
área musical.
3. Atribuições típicas:
Quanto a
composição musical:
- criar material sonoro por
meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
- criar material sonoro por meio
acústico;
- compor peças vocais;
- compor peças instrumentais;
- compor peças eletroacústicas;
- compor peças mistas (vocais,
instrumentais, eletroacústicas);
- compor canções (música e/ou
letra);
- compor trilhas musicais para
veículos audiovisuais e multimídias;
- compor música para espetáculos
dramático-musicais;
- realizar design sonoro através
de multimeios;
- elaborar notação musical
apropriada à composição;
- registrar composição por meio
de grafia musical;
- registrar composição por meios
eletrônicos (analógicos e/ou digitais).
Quanto a
criação de arranjos musicais:
- transcrever músicas;
- orquestrar a obra musical;
- adaptar obras musicais;
- definir a formação
instrumental e/ou vocal do arranjo;
- redefinir a forma musical;
- redefinir melodia da composição
musical;
- redefinir ritmo da composição
musical;
- redefinir harmonia da
composição musical;
- elaborar harmonização vocal
para coral;
- registrar arranjo por meio de
grafia musical;
- registrar arranjo por meios
eletrônicos (analógicos e/ou digitais).
Quanto a reger grupos vocais
e/ou instrumentais:
- estudar repertório;
- avaliar a competência musical
do grupo a ser dirigido;
- escolher edição da partitura
da obra a ser executada;
- estabelecer cronograma
conforme repertório selecionado;
- definir proposta
interpretativa;
- realizar ensaios de subgrupos
instrumentais e vocais;
- realizar ensaio com o grupo
todo;
- reger e dirigir ensaios
parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
- reger e dirigir ensaios
gerais;
- reger e dirigir espetáculo
musical em gravação;
- reger e dirigir espetáculo
musical ao vivo;
- aplicar técnicas de regência
adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba);
- correpetir
cantores;
- correpetir
instrumentistas.
Quanto ao direcionamento
musical:
- conceber o evento musical;
- elaborar projetos musicais;
- planejar o evento musical;
- pesquisar e selecionar
repertório para o evento;
- analisar propostas e roteiros
de espetáculos musicais;
- conceber dramaturgia musical;
- supervisionar a produção
musical;
- selecionar músicos solistas;
- selecionar músicos
instrumentistas;
- selecionar músicos cantores;
- coordenar processo de
gravação;
- coordenar atividades musicais
em televisão;
- coordenar atividades musicais
em rádio;
- coordenar atividades musicais
em outros veículos de comunicação;
- definir e supervisionar a
difusão sonora em eventos;
- supervisionar a gravação,
mixagem e pós-produção de material fonográfico.
Quanto a pesquisas na área
musical:
- desenvolver pesquisas na área
musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
- desenvolver pesquisas em
musicologia;
- desenvolver pesquisas em
composição;
- desenvolver pesquisas em
práticas interpretativas;
- pesquisar gêneros e estilos
musicais;
- elaborar projetos de pesquisa;
- registrar a tradição musical
oral;
- restaurar partituras.
Quanto a
prática do ensino de música:
- ensinar regência;
- ensinar composição musical;
- ensinar arranjo;
- ensinar disciplinas avançadas
de teoria musical;
- dar instrução musical teórica
e prática para grupos amadores;
- dar treinamentos específicos
para estudantes e profissionais da música;
- dar treinamentos específicos
para profissionais de outras áreas;
- ensinar música utilizando
meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais;
- orientar projetos de pesquisa
em música;
- criar material pedagógico;
- desenvolver material
pedagógico.
Quanto a
elaboração de textos sobre música:
- redigir notas de programa;
- redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
- elaborar resenhas e artigos de
livros;
- elaborar pareceres;
- elaborar críticas;
- redigir roteiros;
- elaborar comunicações para
congressos.
Quanto a
editoração de partitura musicais:
- editorar partituras musicais;
- realizar revisão de
partituras;
- copiar partituras musicais;
- elaborar edições críticas;
- elaborar edições práticas;
- revisar trabalho de copistas;
- definir o padrão de editoração
da obra musical.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: a ocupação do cargo requer formação específica
na área em nível superior.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente superior
na classe a que pertence.
1. Classe genérica: MÉDICO
1.1. ESPECIALIDADES: Médico
Anestesista, Médico Angiologista, Médico
Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Cirurgião Plástico,
Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista,
Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico
Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico
Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra e Médico Urologista.
2. Descrição sintética: realizam
consultas e atendimentos médicos; tratam pacientes; implementam
ações para promoção da saúde; coordenam programas e serviços em saúde, difundem
o conhecimento da área médica.
3. Atribuições típicas:
Quanto a consultas e atendimento
médico:
- realizar anamnese;
- realizar exame físico;
- levantar hipóteses
diagnósticas;
- realizar propedêutica
instrumental;
- solicitar exames
complementares;
- solicitar interconsultas;
- realizar exames
complementares;
- supervisionar propedêutica
instrumental;
- interpretar dados de exame
clínico e exames complementares;
- diagnosticar estado de saúde
de pacientes e clientes;
- realizar diagnóstico de saúde
da comunidade;
- discutir diagnóstico,
prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares;
- realizar atendimentos de
urgência e emergência;
- realizar visitas domiciliares;
Quanto ao tratamento de
pacientes:
- recepcionar e identificar o
paciente, explicando os procedimentos a serem realizados;
- atuar como médico em equipe
multiprofissional, inclusive residentes em treinamento, no desenvolvimento de
projetos terapêuticos individuais, familiares e coletivos em Unidades de Saúde
e nas comunidades locais, realizando clínica ampliada;
- realizar atendimento ao
acidentado do trabalho;
- emitir atestado de óbito;
- realizar procedimentos
cirúrgicos simples, primeiros socorros e urgências com encaminhamentos com ou
sem preenchimento dos prontuários;
- articular os recursos intersetoriais disponíveis para diminuição dos agravos à
saúde dos pacientes;
- planejar tratamento de
pacientes e clientes;
- indicar tratamento;
- receitar drogas, medicamentos
e fitoterápicos;
- prescrever tratamento;
- praticar intervenções
clínicas;
- praticar intervenções
cirúrgicas;
- praticar procedimentos
intervencionistas;
- estabelecer prognóstico;
- executar tratamentos com
agentes químicos;
- executar tratamentos com
agentes físicos;
- executar tratamentos com
agentes biológicos;
- praticar psicoterapia;
- executar terapêutica genética;
- monitorar estado de saúde de
pacientes hospitalizados;
- reabilitar pacientes
(condições biopsicossociais).
Quanto a
implementação de ações para promoção da saúde pública:
- estabelecer plano de ações em
saúde;
- prescrever medidas
higiênico-dietéticas;
- prescrever imunização;
- ministrar tratamentos
preventivos;
- rastrear doenças prevalentes;
- implementar
medidas de biossegurança;
- implementar
medidas de segurança e proteção do trabalhador;
- implementar
medidas de saúde ambiental;
- promover campanhas de saúde;
- promover atividades
educativas;
- promover ações de controle de
vetores e zoonoses;
- estar disponível como apoio
matricial de capacitação.
Quanto a perícias, auditorias e
sindicâncias médicas:
- examinar documentos médicos;
- vistoriar ambientes de
trabalho;
- vistoriar equipamentos e
instalações;
- efetuar necropsias;
- formular quesitos periciais;
- responder quesitos periciais;
- prestar depoimentos;
- executar outras atribuições
afins.
Quanto às atribuições de acordo
com as especialidades:
- conforme descrição das
atividades de médico, acrescidas às atividades específicas.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o exercício dessas ocupações requer ensino
superior completo em farmácia e registro no conselho de classe competente.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: ODONTÓLOGO
2. Descrição sintética: realiza
consultas e atendimentos odontológicos; trata pacientes;
implementa ações para promoção da saúde bucal; coordena programas e serviços em
saúde bucal, difunde o conhecimento da área odontológica.
3. Atribuições típicas:
- receber, registrar e encaminhar pacientes para
atendimento odontológico;
- preencher fichas com dados
individuais dos pacientes, bem como boletins de informações odontológicas;
- informar os horários de
atendimento e agendar consultas, pessoalmente ou por telefone;
- controlar fichário e arquivo
de documentos relativos ao histórico dos pacientes, organizando-os e
mantendo-os atualizados, para possibilitar ao Odontólogo
consultá-los, quando necessário;
- atender aos pacientes,
procurando identificá-los, averiguando as necessidades e o histórico clínico
dos mesmos, para prestar-lhes informações, receber recados ou encaminhá-los ao Odontólogo;
- esterilizar os instrumentos
utilizados no consultório;
- colaborar na orientação ao
público em campanhas de prevenção à cárie;
- orientar os pacientes sobre o
correto modo de escovação dos dentes
- executar outras atribuições
afins.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o exercício dessas ocupações requer ensino
superior completo em odontologia e registro no conselho de classe competente.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: FISIOTERAPEUTA
2. Descrição sintética: atendem
pacientes, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e
procedimentos específicos de fisioterapia, terapia ocupacional e ortopedia.
Habilita pacientes; realiza diagnósticos específicos; analisam condições dos
pacientes. Orienta pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis; avalia baixa visão; ministra
testes e tratamentos ortópticos no paciente.
Desenvolve programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
exerce atividades técnico-científicas.
3. Atribuições típicas:
Quanto ao atendimento de
pacientes:
- analisar aspectos
sensório-motores dos pacientes;
- analisar aspectos percepto-cognitivos dos pacientes;
- analisar aspectos
sócio-culturais dos pacientes;
- traçar plano terapêutico,
preparar ambiente terapêutico;
- indicar conduta terapêutica;
- analisar atividades para
pacientes;
- prescrever atividades, adaptar
atividades;
- preparar material terapêutico,
operar equipamentos e instrumentos de trabalho;
- estimular cognição, estimular
o desenvolvimento neuro-psicomotor (dnpm) normal por meio de procedimentos específicos;
- estimular percepção táctil-cinestésica;
- estimular percepção auditiva;
- estimular percepção visual;
- estimular percepção olfativa;
- reeducar postura dos
pacientes;
- prescrever órteses,
próteses e adaptações;
- confeccionar órteses e adaptações;
- introduzir formas alternativas
de comunicação;
- acompanhar evolução
terapêutica;
- reorientar condutas
terapêuticas;
- estimular adesão e
continuidade do tratamento;
- indicar tecnologia assistiva aos pacientes e clientes;
- adaptar órteses
e próteses;
- adaptar tecnologia assistiva;
- dar alta;
- estimular percepção ocular,
sensorial e motora;
- estimular coordenação
óculo-manual;
- estimular percepção espacial e
esteroscópica;
- estimular percepção da visão
binocular.
Quanto a habilitar pacientes:
- eleger procedimentos de
habilitação;
- habilitar funções percepto-cognitivas;
- habilitar funções
sensório-motoras;
- habilitar funções neuro-músculo-esqueléticas;
- habilitar funções locomotoras;
- aplicar procedimentos para
utilização da visão residual;
- ensinar procedimentos de
orientação e mobilidade dependente;
- ensinar procedimentos de
orientação e mobilidade independente;
- aplicar procedimentos
de habilitação pós-cirúrgico;
- aplicar procedimentos de
habilitação em oncologia;
- aplicar procedimentos
específicos de reabilitação em UTI;
- aplicar técnicas de tratamento
dermatofuncional;
- aplicar técnicas de
reabilitação cárdio-pulmonar;
- aplicar técnicas de
reabilitação urológica;
- aplicar procedimentos de
reeducação pré e pós-parto;
- tratar patologias associadas à
mulher (dismenorréia, algia
pélvica etc);
- habilitar funções intertegumentares;
- habilitar funcionalidade
manual;
- ensinar técnicas de autonomia
e independência em atividades de vida diária (AVD);
- ensinar técnicas de autonomia
e independência em atividades de vida prática (AVP);
- ensinar técnicas de autonomia
e independência em atividades de vida de trabalho (AVT);
- ensinar técnicas de autonomia
e independência em atividades de vida de lazer (AVL);
- habilitar funções neuromúsculo-oculares;
- habilitar e reabilitar sistema
sensório-motor ocular;
- habilitar e reabilitar visão
binocular;
- ensinar procedimentos de
orientação e mobilidade-dependente relacionados a
baixa-visão;
- ensinar procedimentos de
orientação e mobilidade-independente relacionados a
baixa-visão.
Quanto a
realização de diagnósticos específicos:
- avaliar funções percepto-cognitivas;
- avaliar desenvolvimento neuro-psico-motor;
- avaliar funções neuro-músculo-esqueléticas;
- avaliar sensibilidade;
- avaliar condições dolorosas;
- avaliar motricidade geral
(postura, marcha, equilíbrio);
- testar reflexos;
- avaliar habilidades motoras;
- testar padrões motores;
- avaliar alterações posturais;
- avaliar funções manuais;
- avaliar funcionalidade da
visão residual;
- avaliar órteses,
próteses e adaptações;
- avaliar funções cardio-pulmonares;
- avaliar funções urológicas;
- avaliar condições para o
desempenho ocupacional;
- avaliar funções intertegumentares;
- estabelecer diagnóstico;
- participar de diagnóstico
interdisciplinar;
- reavaliar as condições do
paciente ou cliente;
- avaliar funções neuromúsculoculares;
- avaliar motricidade ocular;
- avaliar sistema sensório-motor
ocular;
- avaliar coordenação óculo
manual;
- avaliar percepção
sensório-motora ocular;
- avaliar percepção espacial e
estereoscópica;
- avaliar percepção da visão
binocular;
- avaliar distúrbios da
linguagem oral, leitura e escrita relacionados à visão
binocular.
Quanto a analisar condições dos
pacientes:
- observar o paciente efetuar anamnese;
- solicitar exames
complementares;
- efetuar exames complementares;
- analisar exames
complementares;
- analisar avaliações clínicas
de outros profissionais;
- analisar critérios de
elegibilidade;
- dar devolutiva da avaliação;
- encaminhar o cliente a outros
profissionais;
- instrumentar cirurgia
oftalmológica;
- efetuar exames
pré-operatórios.
Quanto a orientar pacientes,
clientes, familiares, cuidadores e responsáveis:
- explicar procedimentos e
rotinas;
- demonstrar procedimentos e
técnicas;
- verificar a compreensão da
orientação;
- esclarecer dúvidas;
- visitar domicílios, escolas e
postos de trabalho;
- orientar técnicas ergonômicas.
Quanto a desenvolver programas de
prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida:
- identificar a população-alvo;
- analisar a viabilidade dos
procedimentos junto a população-alvo;
- planejar campanhas de
prevenção;
- utilizar procedimentos de
prevenção de deficiência, handicap e incapacidade;
- acompanhar o desenvolvimento neuro-psico-motor;
- compor plano de trabalho;
- identificar procedimentos
alternativos;
- desenvolver atividades lúdicas
e pedagógicas;
- planejar atividades
terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos etc.);
- executar procedimentos
ergonômicos.
Quanto a avaliar baixa visão:
- quantificar baixa visão;
- orientar na prescrição de
auxílios ópticos e não ópticos;
- adaptar auxílios ópticos;
- treinar paciente na utilização
de telessistemas;
- treinar paciente no uso de
auxílio óptico;
- preparar o material de auxílio
visual não óptico.
Quanto a ministrar testes e
tratamento ortópticos nos pacientes:
- restabelecer visão binocular;
- tratar distúrbios vergenciais e acomodativos
binoculares;
- prescrever exercícios ortópticos e pleópticos;
- aplicar exercícios ortópticos e pleópticos;
- tratar ambliopia;
- orientar na prescrição de
auxílios óticos e não óticos no estrabismo.
Quanto à comunicação:
- discutir casos com outros
profissionais;
- promover campanhas educativas;
- produzir manuais e folhetos
explicativos;
- divulgar trabalhos.
4. Requisitos para provimento:
- Instrução: o exercício dessa ocupação requer ensino
superior completo em fisioterapia e registro no conselho de classe competente.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
6. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
1. Classe: BIBLIOTECÁRIO
2. Descrição sintética: Disponibilizam
informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de
documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação.
Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais;
disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do
conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural;
desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e
consultoria. Trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na
administração pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e
serviços, com predominância nas áreas de educação e pesquisa. Trabalham como
assalariados, com carteira assinada ou como autônoma, de forma individual ou em
equipe por projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com
rodízio de turnos. Podem executar suas funções tanto de forma presencial como a
distância. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos
períodos e sob pressão, levando à situação de estresse. As condições de
trabalho são heterogêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem
recursos informacionais a locais que trabalham com
tecnologia de ponta.
3. Atribuições típicas:
- localizar informações;
- recuperar informações;
- prestar atendimento
personalizado;
- elaborar estratégias de buscas
avançadas;
- intercambiar informações e
documentos;
- controlar circulação de recursos
informacionais;
- prestar serviços de informação
on-line;
- normalizar trabalhos
técnico-científicos.
Elaborar programas e projetos de
ação:
- projetar custos de serviços e
produtos;
- implementar
atividades cooperativas entre instituições;
- administrar o compartilhamento
de recursos informacionais;
- desenvolver planos de
divulgação e marketing;
- desenvolver políticas de
informação;
- projetar unidades, redes e
sistemas de informação;
- automatizar unidades de
informação;
- desenvolver padrões de
qualidade gerencial;
- controlar a execução dos
planos de atividades;
- elaborar políticas de
funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação;
- controlar segurança
patrimonial da unidade, rede e sistema de informação;
- controlar conservação do
patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação;
- avaliar serviços e produtos de
unidades, redes e sistema de informação;
- avaliar desempenho de pessoas
em unidades, redes e sistema de informação;
- desenvolver planos de
segurança ambiental;
- controlar a aplicação do plano
de segurança ambiental.
Elaborar relatórios:
- buscar patrocínios e
parcerias;
- contratar assessorias;
- elaborar manuais de serviços e
procedimentos;
- participar da elaboração de planos e carreiras;
- analisar tecnologias de
informação e comunicação;
- administrar consórcios de
unidades, redes e sistemas de informação;
- administrar recursos
orçamentários;
- implantar unidades, redes e
sistemas de informação.
Registrar recursos informacionais:
- classificar recursos informacionais;
- catalogar recursos informacionais;
- elaborar linguagens
documentárias;
- elaborar resenhas e resumos;
- desenvolver bases de dados;
- efetuar manutenção de bases de
dados;
- gerenciar qualidade e conteúdo
de fontes de informação;
- gerar fontes de informação;
- reformatar suportes;
- migrar dados;
- desenvolver metodologias para
geração de documentos digitais ou eletrônicos.
Elaborar políticas de
desenvolvimento de recursos informacionais:
- selecionar recursos informacionais;
- adquirir recursos informacionais;
- armazenar recursos informacionais;
- avaliar acervos;
- inventariar acervos;
- desenvolver interfaces de
serviços informatizados;
- descartar recursos informacionais;
- conservar acervos;
- preservar acervos;
- desenvolver bibliotecas
virtuais e digitais;
- desenvolver planos de
conservação preventiva.
Disseminar seletivamente a
informação:
- compilar sumários correntes;
- compilar bibliografia;
- elaborar clipping de
informações;
- elaborar alerta bibliográfico;
- elaborar boletim
bibliográfico;
- fazer sondagens sob demanda
informacional;
- coletar informações para
memória institucional;
- elaborar dossiês de
informações;
- elaborar pesquisas temáticas;
- elaborar levantamento
bibliográfico;
- acessar bases de dados e
outras fontes em meios eletrônicos;
- realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos;
- elaborar trabalhos
técnico-científicos;
- analisar dados estatísticos;
- coletar dados estatísticos;
- elaborar estudos de perfil de
usuário e comunidade;
- desenvolver critérios de
controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação;
- analisar fluxos de
informações;
- elaborar diagnóstico de
unidades de serviço.
Prestar Assessoria Técnica a
Publicações:
- subsidiar informações para
tomada de decisões;
- assessorar no planejamento de
espaço físico da unidade de informação;
- participar de comissões de
normatização;
- realizar perícias;
- elaborar laudos técnicos;
- realizar visitas técnicas;
- assessorar a validação de
cursos;
- participar de atividades de biblioterapia;
- preparar provas para
concursos;
- participar de bancas de
concursos.
Promover ação cultural:
- promover atividades de fomento
à leitura;
- promover eventos culturais;
- promover atividades para
usuários especiais;
- organizar atividades para a
terceira idade;
- divulgar informações através
de meios de comunicação formais e informais;
- organizar bibliotecas
itinerantes;
- promover atividades
infanto-juvenis.
Capacitar o usuário:
- capacitar recursos humanos;
- orientar estágios;
- elaborar serviços de apoio
para educação presencial e à distância;
- ministrar palestras;
- realizar atividades de ensino;
- participar de bancas
acadêmicas.
4. Requisitos para o provimento:
- Instrução: curso de nível superior em Biblioteconomia e
habilitação legal para o exercício da profissão.
5. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante Concurso
Público, para a classe de Biblioteconomia I.
6. Perspectivas de desenvolvimento
funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.